sábado, 15 de janeiro de 2011

Lifting, botox... óculos?!?

O dilema da Mulher contemporânea.

A medicina é uma das áreas do conhecimento que mais se renovam com o passar dos anos. A queda de tabus, a descoberta de novos medicamentos, a engenharia genética e diagnósticos mais precisos nos levou a quebrar diversas barreiras. Mas há um obstáculo em especial que o homem luta incessantemente há milênios para quebrar e que por enquanto conseguimos somente ludibriar, uma guerra desigual entre a vaidade da mulher e o tempo - o envelhecimento.

Temos um arsenal incrível de possibilidades para frear o passar dos anos em nosso organismo, mas nosso conhecimento ainda não é suficiente para que possamos dizer “é isto que me fará envelhecer mais lentamente”. Se não conseguimos frear o que acontece a nível celular, a melhor maneira é partir para as “terapias alternativas”, e aí temos os lasers, o botox, os implantes de silicone, os cosméticos e a cirurgia plástica, entre outras, que procuram “suavizar” os efeitos provocados pelo tempo.Mas aí, ao nos colocarmos a frente do espelho para checar se aquela ruguinha no canto do olho desapareceu com a última injeção de botox, vemos, ou melhor, não vemos sem o auxílio daqueles óculos de leitura ou multifocais que denunciam os anos que acabamos de apagar.

E como fazer para “eliminar” esta testemunha de nossos anos? Não apenas as terapias do rejuvenescimento avançaram, mas as formas de corrigir os erros da visão também evoluíram bastante, o que nos permite substituir os óculos por formas alternativas, e muitas vezes, mais eficiente de correção. Uma delas é a substituição dos óculos por lentes de contato.

O desenvolvimento de novos materiais, que permitem uma maior oxigenação da córnea e maior hidratação aumentaram o conforto para uso prolongado, o que é muito importante, pois o uso de uma lente incorreta, principalmente para as mulheres na menopausa, que sofrem mais com o olho seco devido as mudanças hormonais, pode causar um desconforto que prejudica o seu uso, e é muito comum receber pacientes com este problema. Há lentes de contato que corrigem a visão para perto e para longe, e são chamadas de lentes multifocais ou bifocais, que permitem uma visão perfeita em qualquer ocasião. Outra maneira de corrigir é através da monovisão, onde pacientes que não precisam de óculos para longe, somente para perto, podem utilizar uma lente de contato para perto apenas em um olho. É uma solução para as mulheres que desejam uma visão perfeita ao ir a um restaurante ou a uma festa. Há também a possibilidade de utilizar lentes corretivas coloridas, mudando a cor dos olhos para o azul, verde, mel, etc. E aí é só se colocar a frente do espelho, hábito bem feminino, sem medo da verdade... E sem molduras.

A cirurgia refrativa é outra possibilidade. A utilização de correção monocular é uma forma de permitir a visão em todos os momentos sem a utilização de óculos. Há a cirurgia refrativa para a presbiopia (problema que você percebe ao esticar os braços para conseguir ler), que cria o mesmo efeito das lentes de contato multifocais na córnea, mas em definitivo.

Para as mulheres que possuem dificuldade para enxergar mesmo com os óculos, deve-se avaliar a presença de catarata, que se identificada, pode ser removida e ter uma lente intraocular implantada para corrigir a visão. Pode ser utilizado o sistema da monovisão, semelhante as lentes de contato, com visão para longe no olho dominante e para perto no olho não dominante, e o implante de lente intraocular multifocal, onde haverá correção equivalente em ambos os olhos.

Apesar das inúmeras possibilidades de correção, é importante lembrar dos cuidados com o nosso corpo, que se refletem na visão. Manter uma vida saudável, com atividades físicas regulares, alimentação rica em vitaminas e evitando comportamentos de risco, como o uso de drogas como o cigarro, propiciará uma visão perfeita que sofrerá menos com os efeitos da idade.

Mas aqui vai um comentário bem pessoal, nem mesmo a idade tira o encanto de uma mulher corajosa que, com óculos ou lentes de contato, encara o espelho e a vida sem o fantasma do envelhecimento. Isso dá para perceber pelo brilho nos olhos, afinal, segundo o velho ditado, os “olhos são o espelho da alma”!

 

Saiba Mais

 

Dr. Marco Antonio Olyntho

CREMESP 92737

Médico Oftalmologista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Especialista em Glaucoma pelo Hospital das Clínicas - Universidade de São Paulo

Membro da American Academy of Ophthalmology

marco@olyntho.med.br

www.olyntho.med.br

São José do Rio Preto - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário